CRAS Centro de Referência de Assistência Social

Os serviços socioassistenciais  são geridos pelo CRAS. É possível encontrar essas unidades em cada município. A finalidade deste artigo é mostrar qual a importância do CRAS para famílias de baixa renda e como usufruir os benefícios oferecidos.

Veja também:

Inúmeras pessoas sobrevivem por conta de programas como o Bolsa Família; o valor pode não ser o suficiente para suprir todas as necessidades básicas, porém, já é uma grande ajuda para aqueles que não tem nenhum tipo de renda.

O que é CRAS?

  • O centro de referência e assistência social é uma unidade  pública estatal, descentralizada da política de assistência social. Ela é responsável pela organização e oferta dos serviços sociais da proteção básica do sistema único de assistência social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios.

Telefone do CRAS

Como o CRAS está presente em todos os municípios, então não há como especificarmos o telefone de todos, mas é possível seguir esse pequeno passo a passo e descobrir o número do CRAS mais próximo da sua cidade.

  • A primeira opção é entrar no google.com e digitar “telefone CRAS”. O resultado exibirá todos os números dos CRAS mais próximo da sua cidade.
  • A segunda opção é clicar nesse link que direcionará para os números dos CRAS mais próximos.

Para que serve o CRAS

  • O CRAS (Centro de referência e assistência social) é a unidade pública de assistência social, responsável pela distribuição e organização dos programas socioassistenciais como: Bolsa família, Cartão reforma e outros.
  • Ele tem o papel de incluir às famílias em um banco de dados do Governo, com informações importantes para analisar a sua atual situação (quantidade de filhos, estado civil, renda, endereço, telefone).
  • Além de ofertar benefícios sociais, o CRAS também é responsável por acolher pessoas que encontram-se em vulnerabilidade
  • Prevenir as situações de risco em seu território de abrangência fortalecendo vínculos familiares e comunitários e garantindo direitos.

Publico atendido

  • O CRAS tem como alvo principal as famílias que encontram-se em vulnerabilidade social, baixa renda, família pobre ou extremamente pobre.

O uso de informações falsas para o cadastro no CRAS é crime e passível de reclusão. A omissão de informações para o cadastro no centro de assistência para usufruir de benefícios sociais também é crime e deve ser denunciado através dos telefones que encontram-se neste link.

O que é CREAS

CREAS ou centro de especializado de assistência social é uma unidade pública estatal responsável pela oferta à orientações e apoio especializados e continuados à pessoas e famílias que tiveram os seus direitos violados.

Para que serve o CREAS

A principal utilidade do CREAS é o apoio especializado e continuado a indivíduos e famílias que tiveram os seus diretos violados (direitos sociais). Esse “órgão” oferece apoio e orientação especializada para as pessoas que estão comprovadamente em situações de riscos

O CREAAS oferece apoio e orientação especializadas para pessoas que estão em situações de risco comprovadas, vítimas de violência física, psíquica, sexual, negligência, abandono, ameaça, maus tratos e discriminações sociais.

Serviços do CREAS
  • Acolher vítimas de violência;
  • Acompanhar e reduzir a ocorrência de riscos, seu agravamento ou recorrência;
  • Desenvolver ações para diminuir o desrespeito aos direitos humanos e sociais.

CRAS Centro de Referência de Assistência Social
Avalie nosso Post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *