Inscrição tarifa social 2018: saiba como participar

Inscrição tarifa social 2018 – A tarifa social é um programa do governo federal que, juntamente com outras possibilidades e benefícios, fazem com que a vida das pessoas de baixa renda muito mais fácil e mais prática em diversas situações.

Veja também:

Esta tarifa social é, na verdade, uma série de descontos que você passa a ter na sua conta de luz para facilitar seu pagamento. Isso é especial, e interessante para famílias de baixa renda, que já estejam inclusas no cadastro único, e que queiram economizar na sua conta de luz.

Vamos falar mais da inscrição tarifa social 2018, seus detalhes e diferenciais, e como essa pequena mudança sua conta pode fazer grande diferença no fim do mês.

O que é e como fazer inscrição tarifa social 2018?

A tarifa social 2018 é um benefício que as famílias de baixa renda podem ter acesso, que oferece descontos progressivos na sua tarifa e energia elétrica. Sabendo que as contas mensais são um dos gastos mais onerosos de uma família, qualquer desconto na tarifa de luz se torna especialmente interessante.

Ainda mais quando pensamos em famílias mais humildes, que fazem pouco uso de energia elétrica e que ainda poderiam investir essa diferença em outros setores importantes do orçamento familiar, como o desenvolvimento intelectual de seus membros e a melhoria das condições da casa.

Como podemos perceber, a tarifa social é uma excelente oportunidade para que você melhore as condições do seu orçamento doméstico, exatamente por isso vamos dar todos os detalhes de como você fará  para  ter seus descontos:

  • É necessário que você tenha feito seu cadastro único no cras da sua cidade.
  • Feito este cadastro, acesse o consulta cidadão para verificar se você já não está inscrito, já que no momento em que você faz seu cadastro corretamente no cadastro único, você já passa a ter acesso a todos os benefícios.
  • Se você não estiver inscrito, verifique se você cumpre os pré-requisitos, se for o caso, verifique diretamente no cras se existe algum engano.

Inscrição tarifa social 2018

Os pré requisitos para a tarifa social são:

  • Ter renda mensal inferior a meio salário mínimo por pessoa mensal
  • Usufrui no benefício de prestação de assistência continuada do inss
  • Tem em casa comprovadamente pessoa que precisa de auxílio de máquinas para sobreviver e esteja cadastrado no cad único.

Quais são os descontos e como você pode melhorar a sua situação?

Os descontos na sua conta de luz são relacionados com a faixa de consumo da sua casa, que pode ser verificada na própria conta:

  • Consumo mensal até 30kwh – 65%
  • Consumo mensal de 31 kwh a 100 kwh – 40%
  • Consumo mensal de 101 kwh a 220 kwh – 10%
  • Consumo superior a 220 kwh-0%

É indispensável saber que, geralmente, os descontos de 40% e 10% são bem realizáveis para família de tamanho médio, sendo que dificilmente uma residência com uma quantidade média de computadores e televisores pode se manter dentro dessa faixa de consumo.

Algumas dicas são indispensáveis para que você evite o desperdício de energia e consiga se manter dentro da faixa de consumo ideal:

  • Confira sempre a possibilidade de fuga de energia: isso acontece quando a fiação da casa não é mais a ideal. Para fazer o teste de fuga de energia, basta desligar todas as luzes e outros aparelhos ( inclusive da tomada, isso inclui geladeira e outros ) e verificar o relógio medidor. Se ainda tiver movimento, existe fuga de energia.
  • Banhos curtos são sempre altamente recomendados, assim como esperar acumular grande quantidade de roupa para passa-la.
  • Eletrodoméstico mais novos economizam energia.sempre que possível prefira aqueles que tem o selo procel de economia.

Continue conosco, pois falarmos mais sobre estes e outros benefícios que você tem direito e formas de como melhorar seu orçamento doméstico.

Inscrição tarifa social 2018: saiba como participar
Avalie nosso Post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *