Recadastramento Bolsa Família

Recadastramento Bolsa Família – O bolsa família é um dos principais programas de transferência de renda do mundo, sendo uma iniciativa do governo do Partido dos Trabalhadores, ainda na primeira gestão, comandada por Lula. A medida repercutiu mundialmente, sendo considerada um grande avanço para um país emergente como o Brasil.

Após muitos anos de testes e afirmações, hoje o bolsa família auxilia milhões de brasileiros que estão nas zonas de pobreza e extrema pobreza, com renda mensal abaixo até mesmo dos padrões mínimos da nação.

Bono Vox, vocalista da banda U2, é um dos grandes admiradores do programa, afirmando sempre que trata-se de uma medida capaz de mudar muitas vidas e auxiliar no crescimento gradativo de um país.

recadastramento bolsa familia

Benefício bolsa família

O bolsa família é administrado pelo Governo Federal, sendo que os cadastros são feitos localmente, ou seja, nas cidades dos candidatos. As inscrições são feitas no setor responsável pelo programa, sendo que normalmente maiores informações são passadas pelas secretarias de direitos humanos ou assistência social.

Existem diferentes categorias de benefícios, sendo necessário analisar toda a situação financeira e composição da família, para que assim seja possível calcular quanto é o valor correto de repasse. O bolsa família também possui uma cota mínima para jovens, ou seja, para cada filho.

Recadastramento Bolsa Família

O recadastramento Bolsa Família é feito a cada 2 anos, caso haja alguma incompatibilidade nas informações o beneficiário será avisado no extrato de pagamento do Bolsa Família, por isso é importante olhar com atenção o extrato e ler a mensagem.

Mudança de endereço, renda, se for pra incluir alguém da família, se você se separar ou se casar, qualquer alteração você deve informar e fazer o recadastramento Bolsa Família.

Quando não há nenhuma mensagem no extrato,  a atualização só será necessária no prazo de 2 anos ou se houver alguma mudança como a descrita acima. Você deve ainda acompanhar e deixar atualizado o cartão de vacinação, pesar e medir os filhos menores de 7 anos, conforme o calendário do Ministério da Saúde.

Documentos necessários Recadastramento Bolsa Família

  • Para realizar o recadastramento Bolsa Família os maiores de 18 anos devem levar  RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e comprovante de residência.
  • Para as crianças de até sete anos, é necessária a apresentação de certidão de nascimento e a carteira de vacinação. E para as pessoas de sete a 17 anos é necessária a apresentação de certidão de nascimento, ou RG, e o comprovante de matrícula escolar.

Inscrição bolsa família

O Governo Federal instituiu o cadastro único, que é uma vasta lista com as famílias em zonas consideradas de pobreza e extrema pobreza. Apenas pessoas e grupos familiares que estejam dentro deste banco de dados podem fazer a solicitação para o bolsa família.

Após encaminhar o cadastro no bolsa família e ser aprovado, é necessário fazer o cartão cidadão, na Caixa Econômica Federal. É através destes cartões que o cidadão poderá receber o benefício mensalmente em sua conta bancária que obrigatoriamente deve ser na instituição financeira em questão.

Saiba mais sobre inscrição do Bolsa Familia

Bolsa Família bloqueado

O bolsa família pode ser bloqueado por diversos motivos, sendo que apenas um documento processado de forma errada por ocasionar esse problema. É necessário mantar a calma e prosseguir até o órgão responsável de sua cidade. É de vital importância estar portando os documentos de identificação de todos os membros do grupo familiar.

A forma mais comum de bloqueio é por averiguação cadastral, ou seja, pelo fato de alguma das informações prestadas apresentar falha ou até mesmo pela família não ter sido encontrada no endereço cadastrado no sistema do bolsa família.

Quando cadastradas no bolsa família, as famílias devem ficar atentas acerca de qualquer mudança. Caso um dos filhos mude de escola, isso deve ser informado, bem como quaisquer outras alterações que façam com que os dados fornecidos possam parecer falsos perante a avaliação do PBF.

O desbloqueio pode ser feito até seis meses após o início do bloqueio, sendo que a restituição dos valores não pagos são de até três meses, ou seja, quem passar o semestre para fazer a renovação, apenas estará recebendo três meses de seu benefício.

Todos os cadastros e alterações são registrados no local indicado pela prefeitura de cada cidade. Caso esteja com dúvidas, entre em contato.

Saiba mais:

Bolsa Família Bloqueado, o que fazer?

Bolsa família vai acabar?

Por questões políticas e ideológicas, muitos boatos sobre o fim do bolsa família são divulgados, gerando preocupação para as pessoas que dependem do programa para complementar sua renda. O PBF (Programa Bolsa Família) é instituído por lei federal e não poderá ser retirado do povo brasileiro.

Por questões financeiras do país, que atravessa uma fase de crise, provavelmente não ocorrerão ampliações nos programas sociais, sendo que alguns já passam por dificuldades, como o Fies e o Pronatec, que são voltados para a área educacional, sendo que o segundo faz até mesmo integração com o PBF.

Recadastramento Bolsa Família
4.3 (86.25%) 16 votes
48 Responses to “Recadastramento Bolsa Família”
  1. Ana Cristina
    • Med Madson
  2. Adriana
    • Med Madson
  3. Lohanny
    • Med Madson
  4. marilaine
    • Med Madson
  5. Marta helena vele kurichama
    • Med Madson
  6. Luzivander Rocha lopes.
    • Med Madson
  7. kstia
  8. Valdice Silva Nunes
    • Med Madson
    • Med Madson
  9. Raquel
  10. Mercia
  11. Rebeca Santos
  12. elianenegri
  13. dijanira
    • Med Madson
    • Med Madson
  14. Daniele
    • Med Madson
  15. Aline
  16. Rosangela Corado do Nascimento
  17. Rosangela Corado do Nascimento
  18. Natalice
  19. Taiane
    • Med Madson
      • Ester
  20. Lenny Corrêa
  21. Patrícia
  22. mirele
  23. mirele
  24. lucilia ferreira da silva
  25. Edjane
  26. Ester

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *