Bolsa Família bloqueado, o que fazer

Se teve o Bolsa Família bloqueado, saiba o porquê do bloqueio e o que fazer.

Ter o beneficio do Bolsa Família bloqueado é um grande transtorno para quem precisa deste dinheiro, já que milhões de pessoas recebem esta ajuda do governo federal como forma de transferência de renda. O Bolsa Família é pago a mais de 14 milhões de famílias, se consideramos a média de 4 pessoas por família, podemos dizer que o Bolsa Família atinge pelo menos 56 milhões de brasileiros.

Imagine ter este beneficio bloqueado? Então é bom saber o porquê e o que fazer em caso de Bolsa Família bloqueado.

Bolsa Família Bloqueado

Bolsa Família bloqueado, o que fazer

Quando o benefício é bloqueado?

O Bolsa Família é bloqueado por diversos fatores, um deles é quando há a necessidade de averiguação de alguma regra do Programa Bolsa Família que não foi cumprida. Neste caso pode ser averiguação cadastral.

Outro motivo em que a família pode ter o Bolsa Família bloqueado é quando se descobre que ela está acima da faixa de renda para ter direito ao Bolsa Família.

Mais o motivo mais comum que fera o bloqueio do Bolsa Família é a falta de recadastramento dos beneficiários que recebem a carta para recadastramento e não comparecem até o setor responsável em seu município, portanto se receber esta carta compareça de imediato a prefeitura de sua cidade, com todos os documentos da família.

Documentos que os beneficiários do Bolsa Família devem apresentar para a atualização do cadastro:

Adultos:
Certidão casamento
Identidade
Cpf
Carteira de trabalho
Titulo de eleitor
Conta de luz
Original e cópia de certidão de óbito (se for o caso)

Crianças:
Certidão nascimento
Declaração escolar
Cartão de vacina

Para quem já recebeu a carta, a data limite para recadastramento do Bolsa Família é até 16 de janeiro de 2015 ou terá seu beneficio bloqueado e depois cancelado. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, cerca de 1,2 milhão de beneficiários.

Quem recebeu o aviso e não atualizar as informações poderá ter o beneficio bloqueado a partir de fevereiro. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome, até novembro, dos 1,2 milhão de beneficiários que devem recadastrar os dados, 709,7 mil haviam procurado os gestores do programa para a atualização.

O recadastramento é feito a cada dois anos, quem não recebeu o aviso não precisa comparecer, pois está com tudo em dia. Mas a cada dois anos todos os beneficiários devem atualizar as informações e também a cada vez que nascer um filho ou houver mudança de endereço, de escola do filho.

Conclusão – Bolsa Família bloqueado, o que fazer

Portanto se teve o Bolsa Família bloqueado por algum motivo, irá receber uma mensagem no extrato de pagamento com o motivo do bloqueio, então procure o setor responsável pelo Bolsa Família em seu município para verificar o que realmente aconteceu e solucionar o problema. Caso não atualize, o seu benefício do Programa Bolsa Família será cancelado. Se ainda tiver direito a receber o benefício, quando atualizar os dados,  voltará a receber o Bolsa Família e terá direito ao saque de até no máximo três parcelas bloqueadas, independente do motivo pelo qual o benefício tenha sido bloqueado.

67 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao continuar navegando neste website você está aceitando a nossa Política de Privacidade, que explica como seus dados podem ser usados para melhorar sua experiência e como serão protegidos Mais Informações .
FECHAR
Privacy settings ×