Bolsa Família cancelado, o que fazer

Meu Bolsa Família foi cancelado o que devo fazer? Saiba quais os procedimentos que deve tomar para voltar a receber seu beneficio todo mês.

Bolsa Família cancelado, quais os procedimentos a adotar caso aconteça. O Bolsa Família é um beneficio que já faz parte do orçamento de milhões de brasileiros, eles já contam com este beneficio mensalmente, portanto qualquer problema que houver e o beneficiário deixar de receber o valor do Bolsa Família, causa um sérios transtornos.

Muitos se deparam com a situação de cancelamento do Bolsa Família, mas e ai o que fazer nesta situação e porque isto acontece.

Vamos explicar de maneira bem simples o que fazer em caso de cancelamento do Bolsa Família.

Bolsa Família Bloqueado

Bolsa Família cancelado, o que fazer

Se você teve o beneficio cancelado, preste atenção nas informações a seguir:

Quando o Bolsa Família é cancelado?

O Bolsa Família é cancelado de vez ou em parte quando o beneficiário deixa de cumprir as regras do Programa Bolsa Família ou quando se verifica que a família não tem o perfil exigido pelo Programa.

Para a família continuar no Programa depende das informações do Cadastro Único e de que ela atenda às regras para entrar ou permanecer no Programa. Caso necessite saber mais informações sobre os motivos que levaram ao cancelamento do benefício, procure o setor responsável pelo PBF no município para verificar como está a situação do cadastro. O setor responsável quase sempre é a secretária de Assistência Social.

O Bolsa Família pode ser cancelado quando há uma alteração na renda da família, alteração de endereço de município ou de escola dos filhos. Toda vez que qualquer uma destas alterações ocorrer o Responsável Familiar deve procurar o setor responsável do Programa Bolsa Família no seu município para informar e atualizar os dados. O Responsável Familar – RF deve levando os documentos necessários. Caso não faça isso, o Bolsa Família poderá ser cancelado.

O que fazer quando o Bolsa Família é cancelado

Em primeiro lugar, quando tem o Bolsa Família cancelado, o RF deve procurar o setor responsável pelo programa em seu município e levar os documentos de toda a família e informar que existe um cadastro feito, mesmo que em outro município.

A família só deve fazer um novo cadastro quando o beneficio é cancelado por exclusão do cadastro. Saiba quais são os casos de exclusão do cadastro:

  1.  falecimento de toda a família;
  2. recusa da família em prestar informações; ou
  3. comprovação de omissão de informações ou prestação de informações inverídicas pela família e que caracterize má-fé.

Se você teve o Bolsa Família Cancelado, procure de imediato a prefeitura do seu município levando um documento de identificação de cada integrante da família, que pode ser:

Certidão de nascimento, certidão de casamento, Registro Administrativo de Nascimento do Indígena (Rani), CPF, carteira de identidade, carteira de trabalho ou título de eleitor.

É importante levar ainda um comprovante de residência e uma conta de energia elétrica, entre outros documentos que ajudem na qualificação das informações.

186 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao continuar navegando neste website você está aceitando a nossa Política de Privacidade, que explica como seus dados podem ser usados para melhorar sua experiência e como serão protegidos Mais Informações .
FECHAR
Privacy settings ×