Calendário de vacinação 2018

Calendário de vacinação 2018 – Um novo ano está chegando e junto com ele é muito importante ficar atento ao calendário de vacinação 2018. É esse calendário que designa em que momentos podem e devem ser feitas determinadas vacinas, seja para crianças, gestantes, adultos ou idosos. Confira abaixo tudo sobre a vacinação e cuide da sua saúde.

Calendário de Vacinação Infantil

Algumas vacinas tiveram sua abordagem ampliada e agora podem atender as pessoas antes do esperado. A vacina dTpa, que combate contra a difteria, tétano e coqueluche acelular antes era disponibilizada apenas as gestantes e agora, a vacina já pode abordar grávidas com 20º semana de gestação e até 45 dias depois do parto, incluindo então os bebês.

Já a Treta Viral, que protege contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela, agora pode ser aplicada até os 4 anos de idade da criança, acrescentando dois anos a mais para sua proteção. Já a vacina da Hepatite A agora está disponível para crianças de até 5 anos.

Calendário de vacinação 2018

As duas últimas são a Meningocócica C, que pode ser aplicada até os 4 anos em crianças, dos 12 aos 13 em adolescentes e, além disso, é aplicada em duas doses, sendo a primeira, a segunda de 3 a 5 meses depois e a terceira como um reforço depois de 12 meses. E a vacina contra o HPV, que pode atingir meninos de 12 a 13 anos e meninas de até 14 anos. Ela também pode ser aplicada em duas doses com intervalos de 6 meses.

Calendário de Vacinação 2018 Gestantes

As gestantes precisam de mais atenção as vacinas. Existem algumas que devem ser evitadas durante o período de gravidez, são elas: Varicela, mais conhecida como a vacina da Catapora, Febre Amarela, dTpa (tríplice bacteriana acelular tipo adulto) e a Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola).

Mas, existem as que as gestantes podem e devem fazer também que são: Hepatite A (2 doses com 6 meses de intervalo), Hepatite B (3 doses com 1 mês de intervalo na primeira vez e 5 nas seguintes), Hepatite A e B (mesma configuração da anterior), dT (essa é referente a dupla bacteriana que reúne a Difteria e o Tétano. Nesse caso, se a gestante está com a vacinação em dia mas já fazem mais de 5 anos que recebeu a última dose há mais de 5 anos, deve fazer novamente como reforço).

Por fim, as gestantes precisam fazer também a Influenza (em uma dose única) e a Antimeningocóccica C conjugada, em uma dose única.

Calendário de Vacinação Idosos

Os idosos também possuem uma lista de vacinas que precisam tomar nessa idade de vida. A primeira delas é a Hepatite B, que precisa ser tomada quando ainda não recebeu a dose na infância, sendo ela em 3 doses.

A vacina de Febre Amarela é obrigatória para idosos que vão viajar ou morar em regiões endêmicas e que ainda não tinha recebido nenhuma dose. Ela é aplicada com uma dose e um reforço. Além disso, os idosos precisam tomar a Dupla Adulto, que é recebida a cada 10 anos e evita a difteria e o tétano. Por fim, é preciso tomar também a vacina da gripe que protege do vírus H1N1.

Os idosos também possuem uma lista de vacinas não obrigatórias que são as pneumocócicas, meningocócicas, a tríplice viral e a que protege do herpes zoster.

Caderneta de Vacinação

A caderneta de vacinação reúne todas as vacinas que uma pessoa precisa tomar, desde a infância, e contém também as informações das vacinas que já foram tomadas, quais as doses aplicadas e quando precisam ser feitas novamente.

É muito importante obter uma Caderneta, que pode ser retirada no Posto de Saúde da sua cidade para acompanhar o Calendário de Vacinação 2018 e ter certeza que tudo está em dia.

Importância da Vacinação

As vacinas são de grande importância pois evitam doenças graves e previnem problemas sérios. Por isso, é sempre importante ficar muito atento ao calendário de vacinação 2018 para manter a sua saúde em dia e de quem está a sua volta também.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao continuar navegando neste website você está aceitando a nossa Política de Privacidade, que explica como seus dados podem ser usados para melhorar sua experiência e como serão protegidos Mais Informações .
FECHAR
Privacy settings ×