Como fazer NIS?

Como fazer NIS? – Existem muitos documentos e números de identificação que representam os cidadãos brasileiros e garantem tanto benefícios e direitos como acesso a projetos sociais do Governo Federal. O NIS é uma dessas siglas e ajuda o trabalhador a ter seus direitos sem nenhuma preocupação. Vamos ver abaixo o que exatamente ele é e como fazer um cadastro.

O que é NIS?

A sigla NIS significa Número de Identificação Social e normalmente pode ser encontrado na sua Carteira de Trabalho. Ele é criado para todo cidadão que é beneficiado por algum projeto social da Caixa Econômica Federal, mas que ainda não possui cadastro no PIS (Programa de Integração Social).

Quem possui o NIS pode solicitar acesso a diversos programas disponibilizados pelo Governo Federal como o Bolsa Família e ainda receber alguns direitos trabalhistas como FGTS, seguro desemprego e até aposentadoria através do número de identificação.

Como fazer NIS?

Muitas pessoas perguntam Como fazer NIS, mas a verdade é quem precisa cadastrar o cidadão no NIS é o empregador. Esse cadastro deve ser efetuado assim que a documentação do mesmo é recebida pela empresa e seu registro é feito. Esse cadastro é feito apenas uma vez, no primeiro emprego de cada pessoa.

Como fazer NIS?

Se a empresa prefere fazer o cadastro do NIS online, o que facilita muito todo esse processo, é preciso primeiramente autorizar a pessoa que será responsável pelo cadastro, a enviar todos os dados do empregado.

Depois disso, você vai precisar de um Certificado Digital no padrão ICP-Brasil, que é fornecido pela Caixa Econômica para certificar então esse cadastro. Confira se esse certificado possui o número do NIS do titular da pessoa jurídica ou de seu representante, esse é um item muito importante.

Por fim, é preciso habilitar o funcionário responsável pelo cadastramento a acessar o sistema da Caixa para fazer tal função. Aí é só acessar o aplicativo da instituição financeira, escolher a opção onde está escrito “Cadastramento NIS”, colocar a identificação do Certificado Digital e informar os dados do trabalhador. Após todo esse processo, o número do NIS do trabalhador será informado.

Normalmente o funcionário responsável por realizar esse cadastro de novos empregados é um representante ou do setor de Recursos Humanos ou da Contabilidade, mas, na verdade, qualquer trabalhador pode realizar esse cadastro, desde que esteja autorizado em todas as etapas do processo.

Quem tem direito ao NIS?

Todo o cidadão que iniciar um emprego com Carteira Assinada tem direito ao NIS desde a primeira vez. Como explicado acima sobre o cadastro, quando o empregado vai assinar a Carteira pela primeira vez é o momento de solicitar o número de identificação.

É muito importante ter esse cadastro porque se você precisar participar de um programa social, ele permite a sua entrada, podendo mudar a sua vida e realizar um sonho.

Diferença entre NIS e NIT

NIS significa Número de Identificação Social e NIT significa Número de Identificação do Trabalhador. Dessa forma, o NIS é o número disponibilizado para o trabalhador autônomo, sem carteira assinada, diferente do NIS que é somente para trabalhadores com a CTPS assinada. O NIT pode ser obtido direto com a Previdência Social.

Agora que você já sabe como fazer NIS, pode garantir o acesso aos seus direitos trabalhistas e ficar de olho quando for contratado por uma empresa com a Carteira de Trabalho assinada.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao continuar navegando neste website você está aceitando a nossa Política de Privacidade, que explica como seus dados podem ser usados para melhorar sua experiência e como serão protegidos Mais Informações .
FECHAR
Privacy settings ×