Pronatec 2015 – inscrições, cursos

Pronatec 2015 – são 12 milhões de vagas ofertas para mais de centenas de cursos gratuitos, confira no artigos todas as informações sobre as inscrições Pronatec 2015.

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) é uma das principais iniciativas contemporâneas visando uma melhor qualificação do profissional brasileiro. Iniciado em 2011, em lei sancionada pela presidente Dilma Rousseff, o programa hoje já beneficiou milhares de brasileiros, tanto formandos do Ensino Médio quanto trabalhadores em busca de uma melhor qualificação profissional em seu nicho.

Pronatec 2015

O que é Pronatec

O Pronatec é uma iniciativa do Governo Federal que visa democratizar o ensino técnico, buscando assim uma maior qualificação da massa trabalhadora do país, incentivando o ingresso de formandos e profissionais que inclusive já trabalham.

Os cursos técnicos do Pronatec são divididos principalmente em duas categorias, sendo elas destinadas a uma classificação do curso. As vagas são divididas entre cursos de longa duração, que tem jornada de aproximadamente um ano e os de curta duração, que podem ser realizados em apenas dois meses, visando um ingresso rápido do profissional no seu mercado de trabalho.

O sistema para o ingresso no Pronatec é o famoso SisuTec, plataforma muito semelhante as utilizadas pelo Sisu e ProUni. As vagas são destinadas para todas as pessoas que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porém como critério eliminatório usa-se o histórico do candidato, sendo as vagas destinadas preferencialmente a alunos egressos da rede pública ou bolsistas em instituições privadas.

Além do SisuTec, que é uma das formas de ingresso, também pode-se tentar o contato direto com instituições locais, pois são diversas as possibilidades e as próprias instituições podem estar abrindo vagas com exigências muito distintas.

Além de estar no ensino técnico de alta qualidade de maneira gratuita, o aluno ainda pode ganhar vale transporte e vale alimentação, além de material didático, distribuído durante o curso.

Participam do Pronatec as instituições Federais, estaduais e municipais, além do sistema S e da rede privada de ensino, cada qual com sua exigência e método de ingresso.

Existem também os cursos que são direcionados a grupos sociais, como os cursos exclusivos para beneficiários do bolsa família e cursos ofertados para moradores e trabalhadores da zona rural, buscando assim uma capacitação mais objetiva, filtrando pelos eixos de atuação de cada região.

Inscrições Pronatec 2015

Para se inscrever no Pronatec 2015 o possível candidato deve ficar atento que não existe um sistema unificado que contemple todas as vagas. A inscrição pode ser feita diretamente na instituição (privada ou pública) através de editais que vão abrindo sem data marcada. O sistema que ocorre sempre com data estipulada e de maneira de ampla concorrência nacional é o Sisutec.

Para mais informações o candidato pode buscar o site oficial do Pronatec e informar-se na aba de Perguntas Frequentes.

Data de inscrições Pronatec 2015

Data de inscrições Pronatec 2015

Cursos Pronatec 2015

Outra questão que intriga muito os candidatos é a questão referente as vagas disponibilizadas pelo programa. Mais uma vez é preciso entender que estas informações são muito específicas de cada estado brasileiro, pois cada região tem em suas instituições um ensino voltado quase que 100% ao ensino prático que tenha mercado de trabalho próximo.

Entre os cursos oferecidos, podem ser destacados: Auxiliar Administrativo, Soldador, Comércio (atuação geral), Saúde (ampla atuação), Gestão, Auxiliar de tesouraria, Balconista de farmácia, Confeiteiro e Eletricista.

Para saber mais especificamente os cursos de sua região, você deve procurar a secretaria de educação e buscar um feedback das vagas disponíveis. Também são possíveis consultadas estaduais referentes as vagas disponíveis.

De modo geral, os cursos buscam sanar as maiores carências do mercado nacional e internacional, formando trabalhadores aptos a estarem atuando em alto nível no mercado profissional. Tanto nos cursos de longa duração quanto nos cursos menores, de dois meses, o ensino é totalmente direcionado a atuação prática, ou seja, buscando uma capacitação rápida e de boa qualidade, podendo assim entregar profissionais que estejam prontos para as adversidades do dia a dia.

Valor da bolsa Pronatec 2015

Os auxílios do Pronatec facilitam muito a vida de quem tem que se deslocar e ainda bancar alimentação para conseguir ter acesso ao ensino. Mensalmente os valores variam muito, pois são referentes a frequência com que o aluno frequenta as aulas, pois até mesmo o valor bruto é somado por quantidade de horas em sala de aula.

Em média, o valor do auxilio vai de R$ 100,00 a R$ 200,00, mudando também de estado para estado, pois a política de auxilio é bem aberta, assim como o programa num geral, para a manutenção especial estadual.

Pronatec para beneficiários do Bolsa Família

O bolsa família é um dos programas mais revolucionários na história das políticas públicas brasileiras. Ajudando no orçamento de milhares de pessoas, o programa tem ajudado na busca pela igualdade e na ampliação da democracia. Iniciado nos anos 2000, o programa hoje é o mais popular a nível nacional e internacional, algo que já rendeu diversos prêmios ao Governo brasileiro.

E além de ajudar muitas famílias, os beneficiários do bolsa família também tem cursos técnicos disponíveis através do Pronatec, isso de forma exclusiva, numa iniciativa que busca justamente dar condições para que estas pessoas possam se qualificar, trabalhar e conseguir sair de uma situação de carência, em que o programa é necessário.

Ou seja, o Pronatec torna-se um complemento, uma fase de transição para o bolsa família. Mas um benefício não impede o outro, ou seja, o aluno pode cursar tranquilamente um curso técnico oferecido pelo Pronatec que seu cadastro no bolsa família permanecerá intacto, até mesmo após a formatura, pois a ideia do programa é dar oportunidade e tempo para que o profissional possa (com a ajuda do auxílio) crescer na sua vida profissional e financeira.

Para maiores informações, o interessado deve buscar ajuda no site oficial do Pronatec e ainda consultar a secretaria de educação do seu município ou estado, pois em cada região a demanda de ofertas varia muito, sendo ainda muito distintas as áreas de atuação características de cada estado da federação.

Assista vídeo sobre Pronatec

4 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao continuar navegando neste website você está aceitando a nossa Política de Privacidade, que explica como seus dados podem ser usados para melhorar sua experiência e como serão protegidos Mais Informações .
FECHAR
Privacy settings ×